Turismo Rural e contato com a natureza
A centenária Fazenda Delta
A Fazenda que, no início do Século XX, pertenceu ao Cel Joaquim Inácio Ribeiro (responsável pela emancipação da cidade), possui uma tradição centenária em produção cafeeira. E foi da união entre história, experiência e o empreendedorismo da nova geração que surgiu a Rota dblack. No local, é oferecida uma experiência completa para aqueles que amam café e visitam a cidade. O caminho até a Delta é incrível. Vista inigualável, clima ameno e local de muitas histórias, o cenário é perfeito para o aprendizado sobre diferentes tipos de cafés. Instagram: dblackcafes
Rancho Santa Fé
O Vintém é um dos bairros rurais mais tradicionais de Santa Rita e, no século XIX, chegou a dar nome ao povoado. No leito do ribeirão que ladeia as propriedades do entorno, escravos extraíam o ouro e vendiam as pepitas em troca de vintém. Atualmente, há no bairro um estabelecimento de comidas típicas mineiras, conhecido como Rancho Santa Fé. O local reúne o que há de melhor na tradição culinária mineira, em um espaço de lazer com uma vista estonteante da lendária Serra do Paredão.
Fazenda Balaio
A fazenda do Balaio está localizada entre as serras da Manuela e Pedra Branca, em altitude de 847 metros, na várzea de um afluente do Sapucaí. Nos tempos do Império, seu proprietário, Custódio Ribeiro Pereira, foi condecorado com a Comenda da Ordem do Rosa e tornou-se o “Estribeiro Mór de sua Majestade”. Conta-se que Dom Pedro II hospedou-se em sua fazenda. Em alguns mapas antigos, havia referência ao Balaio, mas não a Santa Rita do Sapucaí. A fazenda do Balaio é um exemplar da estrutura autônoma de madeira, em L Clássico.
Fazenda Sagrada Família (antiga Balainho)
A fazenda Balainho é mais recente do que a Fazenda Balaio e, como ela, também descende da fazenda-troco, Sobradinho. Sua planta é bastante parecida com a do Balaio, porém com dimensões reduzidas. Com pé-direito de 4,2 metros, sua construção data dos meados do Século XIX. Do lado esquerdo da casa ficam os terreiros; à frente, os currais; ao fundo, as demais benfeitorias, pomar e córrego.
Casa Baldoni
Localizada na tríplice divisa dos municípios de Santa Rita do Sapucaí, São José do Alegre e Pedralva, a Casa Baldoni tem obtido relevante destaque internacional. A propriedade encontra-se encravada entre as montanhas e vales da Serra da Mantiqueira, e possui atrativos dignos de um santuário natural onde pairam, abundantemente, Carcarás, Tucanos e Jacus. Seriemas também dividem as estradas com tratores que percorrem as lavouras formadas pelas variedades Catuaí Vermelho, Catuaí Amarelo, Mundo Novo, Arara e Geisha. Além de sua linha de cafés especiais, também se destaca pela produção do “Café do Jacu”.
Fazenda Grandpa Joel´s Coffee
A fazenda do Grandpa, foi fundada em 1969 por Joel Dias. Quando Pedro (filho de Joel) e sua esposa Paula, assumiram os negócios em 2010, deram início à exportação de grãos e abastecimento de torrefações. Cinco anos depois, o lançamento de uma “Coffee Bike” veio para ampliar a visibilidade e divulgar a venda de grãos. Logo em seguida, teve início um e-commerce e, em em 2017, foi inaugurado o primeiro Coffee Shop da marca, agraciado com diversas premiações nacionais. Hoje a fazenda recebe visitantes para turismo rural, onde o visitante pode acompanhar a colheita, degustar cafés e produtos desenvolvidos com café, conhecer a torrefação e aprender mais sobre o grão.
Reserva Biológica "Mitzi Brandão"
A Reserva Biológica da Serra de Santa Rita “Mítzi Brandão” é uma Unidade de Conservação de extrema importância como área de produção de água e proteção de mananciais. Esta área, de propriedade da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, foi adquirida pelos Prefeitos Cel. Francisco Moreira da Costa, José Mendes Vilela e Frederico de Paula Cunha, nos anos de 1928, 1944 e 1955, para utilização no abastecimento de água de Santa Rita do Sapucaí. Estes mananciais abastecem a cidade por aproximadamente 80 anos e deve continuar oferecendo água de qualidade por centenas de anos se for mantida sua preservação para as próximas gerações.
Pousada do Barão
Construída em estilo colonial, a “Pousada do Barão” surgiu com a proposta de trazer um pedacinho de Tiradentes para Santa Rita do Sapucaí. A maioria das pessoas perguntam se ela é uma casa antiga, restaurada. Acreditam ser uma construção da época dos colonizadores de Santa Rita do Sapucaí. Mas o estabelecimento foi construído do zero, inclusive as “ruínas do portão” e tornou-se um ponto turístico muito procurado para hospedagem, picnic oferecido pela casa, cafés coloniais e eventos.