Templos e espaços eclesiásticos
Assembleia de Deus
A Assembleia de Deus chegou a Santa Rita no ano de 1935 por intermédio de um missionário sueco chamado Gustav Högberg. Apesar de algumas perseguições, diversas famílias se identificaram com a nova doutrina. Com o crescimento desta religião no município, uma casa foi adquirida à rua Francisco Palma, no dia 2 de maio de 1938. Tal igreja permaneceu naquele local por 68 anos, até a construção de um novo prédio, em 2003, onde o templo situa-se atualmente à Rua Oswaldo Campos do Amaral, 877.
Casa Paroquial
No dia 22 de fevereiro de 1927 uma escritura formalizava o contrato de compra e venda do prédio que viria a se tornar a Casa Paroquial. Tal negociação, formalizava negociação entre José Marques Pereira Telles e Joaquim Marques de Azevedo, com a “Fábrica da Igreja” (Departamento Financeiro da Diocese). Com o passar dos anos, o prédio foi submetido a algumas melhorias, mas conserva os traços originais da construção. Detalhe para uma escultura sacra, localizada no topo do edifício que empresta charme especial ao local.
Igreja de São Benedito
A igreja de São Benedito foi construída, em 1918, por negros recém-libertos. Seu sino foi doado por Dona Zininha e, a imagem de Nossa Senhora ofertada por Cel. Francisco Ribeiro de Andrade e Dona Elisa. Tal igreja possui uma relíquia de São Benedito, trazida de Roma pelo Monsenhor Victor Rodrigues de Assis para o Monsenhor José Carneiro Pinto. Construída às margens do Córrego do Mosquito, era um refúgio espiritual da comunidade negra. De 15 a 18 de novembro de 2018, uma série de homenagens foram prestadas em comemoração aos 100 anos de sua construção.
Capela de São Sebastião
Esta capela foi erigida pelo libanês Wady Abdala e sua esposa Jamile Rezeck, na primeira metade dos anos 1940. Conta-se que, ao adquirirem a residência, encontraram uma imagem de São Sebastião, confeccionada em madeira, em um dos cômodos do imóvel e decidiram erigir uma capela ao lado para abrigá-la. Como eram colaboradores da Igreja de São Benedito, acredita-se que alguns elementos desta capela, como o sino e a cruz, tenham vindo de lá. No passado, eram comuns eventos como festas juninas, quermesses e rezas no local. Atualmente, é cuidada pela família Abdala.
Escola Nossa Senhora de Fátima
No dia primeiro de abril de 1966, foi concretizada uma negociação entre a Companhia Sul Mineira de Eletricidade e o arcebispado de Pouso Alegre para a compra deste imóvel. Através da negociação chefiada pelo Padre José Carneiro Pinto, este prédio passou a integrar o patrimônio da Paróquia de Santa Rita do Sapucaí e denominado Escola Nossa Senhora de Fátima ou, simplesmente, Escolinha de Fátima. Além de catecismo e do grupo de jovens, o local também foi sede do Grupo de Escoteiros da ASA.
Dona Chiquita e o Centro Espírita Mãe Maria
Francisca Celira da Silva, conhecida como Dona Chiquita, foi uma importante líder espiritual santa-ritense. Apesar de sua enorme discrição, empreendeu gestos humanitários que fizeram dela uma das pessoas mais respeitadas de nossa cidade. Com imagem viva e serena, voz delicada, de entonação baixa e pausada, irradiava simpatia aos visitantes do Centro Espírita Mãe Maria, fundado por ela. Segundo seus amigos, Chiquita era dotada de extraordinária mediunidade, o que não alterou a sua personalidade modesta e natural. Faleceu em 1993, deixando um enorme legado.