Casa de São Vicente de Paula
A atuação dos Vicentinos em Santa Rita é centenária, fazendo desta entidade uma das mais respeitadas e atuantes de nossa cidade. A fundação da Conferência Santa Rita aconteceu no dia 14 de dezembro de 1912, tendo como presidente o senhor João Baptista de Mello Sandy. Os Vicentinos têm atendido, semanalmente, 40 famílias carentes. O trabalho deste grupo é voluntário e seus dirigentes não recebem qualquer tipo de remuneração pelo trabalho que empreendem.
O benfeitor Martiniano Ribeiro
Juiz de Paz e contador da Casa A. de Cássia, Martiniano nunca foi um homem de posses, mas deu tudo de si em favor dos menos favorecidos. Além de empreender vários projetos assistenciais, coube a ele organizar documentações para entidades como Santa Casa, Hospital, Asilo e Vicentino. Pioneiro da medicina homeopática em Santa Rita, receitava medicamentos aos que acreditavam nesta medicina alternativa. Martiniano faleceu no ano de 1956 e, como disse o santa-ritense Cyro de Luna Dias: “Poucas pessoas que se entregaram tanto à caridade como Martiniano Ribeiro”.
O benfeitor José Vicente Vilela
Nascido em 1932, José Vicente Vilela foi um grande benfeitor e referencial da Sociedade São Vicente de Paulo, tendo atuado junto à Conferência Santa Rita por quase 50 anos. Através de seu esforço e dedicação, a sede da SSVP foi modernizada, foi construído o salão de festas “Vítor de Souza Pinto”, foram construídas e reformadas casas para amparo aos assistidos e realizada a reforma da Igreja de São Vicente, no bairro Novo Horizonte. Sempre interessado em promover a comunidade santa-ritense, José Vicente foi uma enorme fonte de inspiração e exemplo de vida.