Residências representativas
A residência de Antônio Moreira Carneiro
Esta residência foi construída no início da década de 1950 pelo cafeicultor Antônio Moreira Carneiro. Coube ao engenheiro, João Rennó Moreira, a execução do projeto com afirmações românticas e nacionalistas, como as figuras de índio existentes em seus adornos ou a pequena fonte disposta na lateral. Nota-se na construção uma vertente do Art Deco brasileiro. Os azulejos portugueses, marcam as origens do proprietário. Antes da construção deste palacete, havia uma residência mais simples, que ficou conhecida por seu mirante, no topo do prédio.
Residência do Barão do Café, Erasmo Cabral
Centenária, esta residência foi construída pelo Barão do Café, Erasmo Cabral. O grande exportador, no entanto, jamais chegou a viver aqui, já que teve sua grande fortuna devastada pelo Crash da Bolsa, em 1929. Com pisos venezianos e com lustres e adornos franceses, esta residência possui traços que substituíram o estilo colonial pelo Europeu. Adquirida pelo Cel. Gabriel Capistrano, a família do cafeicultor e líder político local morou aqui por quarenta anos. Até os dias de hoje é residência de seus descendentes.
Residência onde viveu Sanico Telles
Neste local viveu Feliciano Marques Pereira Telles, conhecido como “Sanico Telles” (1873 - 1958). A escola, erigida em frente à sua residência e que empresta o seu nome, teve terreno doado por ele. Vereador e Vicentino, foi um grande benfeitor local. A lendária “Mata do Sanico”, localizada nas redondezas do Vintém, também se inspirou nele. Casado com Joaquina Marques de Azevedo Telles, teve 7 filhos, dentre eles o pediatra Walter Telles que, ao assistir uma palestra com Albert Einstein, sugeriu à Sinhá Moreira que criasse a ETE FMC. Mudou-se para esta residência em 1935.