Santa-ritenses notáveis
Luiz Fernando de Almeida
Luiz Fernando de Almeida é um dos santa-ritenses mais respeitados e relevantes para a cena cultural brasileira. Foi coordenador nacional do programa Monumenta; membro do comitê do patrimônio mundial da Unesco; presidente do Iphan; diretor executivo do Museu de Arte do Rio. É fundador e diretor do Instituto Pedra. Enquanto viveu em Santa Rita, foi um dos criadores do Feirão Folclórico, evento cultural que acontece em Santa Rita desde 1981. Também coordenou diversos eventos como o seminário e a exposição da obra do arquiteto suíço Le Corbusier no Brasil.
O músico Ricardo Abrahão
Ricardo Abrahão começou a tocar harmônio na Igreja Matriz aos 13 anos, sob influência de Rita Seda e Monsenhor José, e nunca mais parou. Também atuou em várias peças, eventos e gincanas, a convite de Alicinha Baracat. Com suas bases construídas neste ambiente artístico, foi relacionado entre os grandes músicos do país, pela Academia de Música do Brasil. Sua grande mestra foi Semita Valenka Weinmann. Um dos maiores gregorianistas do Brasil, atua no Mosteiro de São Bento, em São Paulo e se apresentou para o Papa Bento XVI, em sua visita ao Brasil.
Altivo, o primeiro piloto paraplégico do Brasil
O primeiro piloto com deficiência física do Brasil pousou em Santa Rita do Sapucaí e fez dessa residência o seu lar por alguns anos. Altivo Ferreira Filho, foi primeiro cadeirante a tirar o brevê no país. Com garra e coragem, derrubou barreiras e decolou para o sonhado voo. Em Curitiba, sua terra natal, fundou 4 empresas, mas viveria boa parte de sua vida em Santa Rita. Casou-se com Icha Dias, teve 3 filhos e desenvolveu vários projetos na área da aviação. Alçou o seu voo definitivo em 2014.
Marcela Duarte, Miss Minas Gerais e atriz em Hollywood
Nesta residência viveu a atriz, modelo e Miss, Marcela Duarte Fonseca. Dentre outros feitos, a santa-ritense participou de diversos filmes em Hollywood, como “Lanterna Verde” e “Improv Everywhere Originals”. Marcela iniciou sua carreira em 2006, quando foi eleita Miss Santa Rita. Em seguida, foi eleita Miss Terras Altas da Mantiqueira, Miss Minas Gerais 2006, Miss Brasil Universitária 2006 e Miss Brasil Intercontinental 2007. Foi também apresentadora do Alterosa Esporte. Atualmente, vive em San Antonio, no Texas.
Doutor Elias Kallás, uma lenda da Medicina
Incentivado pelo vizinho. Dr. Antenor Pinto de Almeida, formou-se em medicina, em 1959. Diretor do Hospital e posto de saúde por muitos anos foi também o primeiro legista da região. Professor fundador das escolas de medicina de Itajubá, Pouso Alegre e Alfenas, trabalhou com o Prof. Zerbini e recusou a oportunidade de ficar na USP para fazer as primeiras cirurgias cardíacas com extracorpórea do interior do país.
Residência onde viveu o professor Ely Kallás
Nesta casa viveu o professor Ely Kallás. Grande amigo do cartunista Ziraldo, com quem integrou a República Inferno 17 (BH), atuou na Agência de publicidade Standard, ao lado do criador de O Menino Maluquinho. Após se formar em Sociologia, com pós em economia pela FGV, atuou como diretor da IBM por 25 anos e foi vice-reitor da PUC. Ao retornar a Santa Rita, atuou como professor do Inatel, estabeleceu uma série de programas de pesquisa, implementou um intercâmbio com o governo da Alemanha (Projeto GTZ) e lecionou na FAI. Faleceu no dia 5 de abril de 2006.
Benedito Samuel dos Santos
Benedito Samuel dos Santos, o Samuelzinho, foi um líder comunitário da Rua Nova. Um dos fundadores da Escola de Samba Sol Nascente, foi peça fundamental para a promoção da cultura no bairro. Para arrecadar dinheiro para a agremiação, promovia bailes, festas juninas e outros eventos. Bicheiro de profissão, dirigiu o “13 de maio”, time que permaneceu invicto por diversos campeonatos. Em sua homenagem, a praça do bairro recebeu o seu nome.
Jefferson Gonçalves Mendes
O prefeito Jefferson Gonçalves Mendes era mais conhecido como Jeffinho. Em sua extensa carreira política, foi eleito prefeito municipal por cinco gestões. Antes de assumir o executivo, havia sido eleito vereador por quatro mandatos. Durante o tempo em que ocupou o Paço Municipal, foi responsável pela criação de diversos bairros da chamada “Nova Cidade”, informatizou escolas, criou a Incubadora Municipal de Empresas, construiu e reformou espaços públicos e se tornou um dos mais respeitados homens públicos de Santa Rita do Sapucaí. Em 2001, recebeu do SEBRAE o Prêmio Prefeito Empreendedor. Faleceu em 2018.
A pesquisadora Mitzi Brandão
Nascida em Santa Rita do Sapucaí, em 1933, Mitzi Brandão foi uma importante pesquisadora e bióloga brasileira. Atuante na EPAMIG por 26 anos, dedicou sua vida a pesquisas botânicas, tendo contribuído para a publicação de centenas de trabalhos, dentre eles: “A Lista Vermelha das espécies ameaçadas de extinção da flora de Minas Gerais”. Em sua homenagem, uma espécie foi denominada Mimosa Mitzi. Como reconhecimento ao seu importante trabalho, a Reserva Biológica da Serra de Santa Rita também recebeu o seu nome. Faleceu em 31 de janeiro de 2011.
Doutor Mário Brandão
Nascido em 1903, o Dr. Mário Brandão foi um importante Clínico de Santa Rita do Sapucaí. Enquanto realizou Graduação na Universidade do Brasil (atual UFRJ), atuou como remador do Botafogo. Ao retornar a Santa Rita, em 1936, iniciou seus trabalhos na Santa Casa. Dr. Mário Brandão participou ativamente da criação do Hospital Antônio Moreira da Costa, inaugurado no ano de 1945, atuando como provedor da Fundação por diversos anos. “Médico de Família”, era muito admirado na Zona Rural por atender em locais de difícil acesso. Faleceu, em 1970, deixando enorme legado.