
A trajetória de nossos clubes
A trajetória de nossos clubes remonta a um tempo em que a sede do “Clube Literário” ainda se localizava à antiga Praça Joaquim Ribeiro, bem em frente a este prédio. Com dimensões reduzidas, aqui eram promovidos bailes, comemorações, sarais e concertos. Com a construção deste espaço, o Clube Santarritense passou a receber um volume maior de convidados e são muito lembrados os bailes para eleição da Rainha do Clube, as apresentações da Orquestra Jazz Brasil e do grande cantor, Orozimbo Silva. Em 1985, o Clube Santarritense passou a fazer parte do Santa Rita Country Clube (fundado em 1959).

Marly de Castro, a última Rainha do Clube Santarritense
Nesta residência vive Marly de Castro Neves, a última “Rainha do Clube Santarritense”. Tal ritual de coroação teve início no ano de 1926, quando Sinhá Moreira foi eleita “Rainha dos Estudantes”, no antigo Clube Literário. O último evento desta natureza aconteceu na noite de 22 de maio de 1956, com a presença da Miss Minas Gerais, Anelise Kjaer. Ao som da Orquestra Jazz Brasil, Maria Lúcia - rainha de 1954 - transferiu a faixa para Marly que foi convidada para dançar a primeira valsa com Nilo Marinho, Presidente do Clube.




Santa Rita Country Clube
No final de 1959, Benedito Capistrano Alckmin sonhou em criar um clube para prática de esportes e realização de eventos sociais de relevância. Ele reuniu os amigos, juntou forças e implementou o projeto. Coube aos seus irmãos, Rubens e Hélio, o desenvolvimento da planta. A piscina, trampolins, passarela e raias foram assinados pelo engenheiro Fernando Costanti. O local, doado pela família Andrade, foi submetido a uma obra abrangente. “À margem esquerda do majestoso Rio Sapucaí, ensombrado de chorões que se debruçam mansamente sobre as águas, ergue-se hoje o Santa Rita Country Clube.”.

